domingo, 29 de março de 2009

Jornal impresso em xeque


O fato de como o jornalismo é difundido mexe naturalmente com tudo que o cerca,seja qual mídia for a escolhida,o jornalismo sempre respeita um molde básico imposto por todos.
Seja prezando pela ética,pela verdade ou pelo serviço de utilidade publica,o jornalismo é algo indispensável pra sociedade nos dias de hoje.

O mundo hoje cobra muito das pessoas, os vestibulares estão cada vez mais complicados,a tecnologia mudando a todo momento e o próprio perfil da sociedade também está mudando,assim criando uma nova tendência,uma nova forma de viver.

O que antes era comum fazer as refeições do dia com a família, hoje um café da manhã em casa já não é tão comum,as pessoas vivem apressadas,nervosas e estressadas.Culpa delas?

Não, a sociedade e o mundo moldaram as pessoas, hoje é complicado ter um tempo pra ler um jornal e tomar um café tranquilamente. Ao mesmo tempo em que as pessoas precisam se manter atualizadas, elas também não podem perder tempo.

O jornal impresso é o que mais perde com isso, as tiragens por dia já não são tão numerosas assim, atualmente as pessoas estão preferindo se informar de uma forma mais rápida e a internet foi a mídia escolhida pela praticidade.

O fato dos nossos jovens terem cada vez menos o hábito de ler torna uma nação mais ignorante, mais despreparada para enfrentar os problemas do mundo e será que o desinteresse é apenas pela falta de tempo?

Apesar das novas tendências é complicado concluir se o jornal impresso vai ser substituído pela internet ou não, afinal a geração passada ainda persiste no hábito de ler o jornal, por menos tempo que tenha, a velha tradição não foi substituída, o mesmo não acontece com a geração atual que preocupada com o tempo,esquece do charme,do momento de reflexão que o jornal impresso proporciona.

Comparar o senhor jornal impresso com os seus 569 anos com a jovem internet de apenas 17 anos é perceber o quanto o mundo está acelerado ao ponto de já termos a polemica de saber se o impresso acabará ou não.

Editores de renomados jornais do mundo, já alertaram a possibilidade de edições apenas pela internet.

Mas será que o charme e o poder de concentração que o impresso proporciona resistirá a facilidade e a rapidez que a internet tem?



Fórum: O jornal impresso irá acabar?

Certamente você já viu esta cena. O homem desce as escadas já vestido, mas ainda com cara de sono. Antes de chegar à mesa dá um beijo em sua esposa. Senta-se calmamente e passa a mão na cabeça das crianças. Dá um gole em seu café e abre o jornal. Essa é a manhã básica de qualquer trabalhador. Mas hoje em dia isso tem mudado. Não totalmente, pois o trabalhador é o mesmo, a família é a mesma e o café também. Já a maneira de se informar está diferente. A crise mundial somada ao avanço da maneira de se passar informação, nos leva a questionar a sobrevivência do jornal impresso em todo o mundo. Televisores, rádios, computadores e até celulares disputam a preferência das pessoas por se informar pelo jornal. A Internet é tida como a maior vilã. Informações passadas minuto a minuto para o mundo inteiro na velocidade de um clique. Esta tecnologia tem crescido demais ultimamente e só não supera, em porcentagem, a preferência do público da televisão. Somado a isso, o jornal impresso é o que tem os piores índices da atualidade. Vertiginosas quedas no número de exemplares diários são o reflexo disso. Grandes jornais como a Folha de São Paulo e o Estadão, que já não tinham tiragens expressivas, têm índices ainda menores em relação aos últimos anos. Alem disso, ambos possuem versões on line com número de acessos superior ao número de impressões. Os reflexos também são internacionais. O patrimônio acionário do jornal New York Times, o maior dos EUA, diminuiu 54% desde o fim de 2004 e a empresa não descarta, em 10 anos, ter noticias publicadas totalmente on line. O tempo médio gasto na leitura dos jornais nos Estados Unidos não chega a 15 horas por mês, o que não soma uma hora diária. Mas mesmo assim, eu acredito na eterna publicação de jornais impressos. Como exemplo temos outra mídia citada, o rádio. A partir da difusão da televisão pelo mundo, se discute sua sobrevivência, e ele está ai, firme e forte. Mesmo com uma mídia mais sofisticada que ele, o rádio mantém audiência e credibilidade. Tendo em vista que a internet seria uma evolução das mídias impressas, isso não significa que jornais teriam de ser extintos. Só o tempo nos dirá se estou certo ou errado sobre o jornalismo impresso. A evolução de algumas mídias não precisa acarretar a falência de outros meios de comunicação. Se eu estiver errado meus filhos assistirão a filmes antigos e perguntarão “Papai, o que aquele homem ali está lendo?” e eu serei obrigado a explicar “Isso era um jornal, filho. Seria como se nós imprimíssemos a internet toda.”. Será que em filmes do futuro veremos homens tensos presos no trânsito, tomando café e se informando pelo Laptop? Não sei, creio que não...

Pedro Carnachioni


Partindo da pesquisa que fizemos para a construção deste blog, concluo que é importante ter diversos veículos para que a informação seja acessível a todos e em qualquer circunstância, nesse sentido, o jornal impresso não acabará.
Por outro lado, as tecnologias de informação estão cada vez mais presentes no mercado da comunicação, reflexo disso é a diferença entre o índice de pessoas que liam jornal e que lêem hoje.
É importante ressaltar que a televisão, o rádio e a internet são canais que trazem conhecimento, bem como os jornais, portanto, tendo grande relevância, seria impróprio a exclusão do impresso.
Sendo assim, acredito que o jornal irá continuar tento problemas burocráticos pois as tecnologias de informação tendem a só progredir, mas a perda total do impresso é inviável, uma vez que continuará havendo a preferência de alguns indivíduos pelo papel, além de o mesmo ser utilizado para a expansão das notícias como qualquer outro meio de comunicação.
Como leitores, devemos preservá-lo, afinal, o essencial é ter informação de qualidade seja qual for o veículo, e nesse aspecto o jornal impresso ainda está na frente da internet. Essa seria uma mera contradição ou a resposta para o tema? Isso só o tempo vai dizer...

Paula Patari


Devido ao progresso da tecnologia nos últimos tempos, as pessoas costumam colocá-la em primeiro lugar, querem economizar dinheiro para adquirir os produtos cheios de novidades. Um bom exemplo é a internet, que desde 1991 está cada vez mais presente e chamativa na vida de milhares de pessoas. Acontece que todos estão trocando os objetos manuais por “facilidades virtuais”, assim, a questão do jornal impresso acabar não é de se duvidar. Muitos preferem utilizar a internet para ler notícias, devido a sua praticidade e rapidez. Notícias imediatas são publicadas o tempo todo. Já no caso dos jornais impressos não, são publicados fatos do dia anterior. Mas para que comprar um jornal de hoje com notícias que já foram vistas ontem? Muitas pessoas preferem sim, o jornal impresso, gostam de arquivá-los, de virar as suas grandes folhas. Mas isso é preferência de cada um. Os dois meios de comunicação são excelentes, porém hoje, o jornal da internet está mais forte.

Amanda Pinson


Bate-papo com jornalista

Nome: Rodrigo Caetano – Funcionário da Computer World, especializada em tecnologia da informação.
Idade: 28
Formação acadêmica: Jornalismo – Mackenzie, 2005
Contato: rodrigo.caetano@nowdigital.com.br


Existe uma questão que é discutida na área de comunicação hoje em dia que é a seguinte: se as novas tecnologias de informação irão abolir o jornal impresso. O que você acha, o jornal impresso irá acabar?

Eu acho que vai acabar sim, é uma questão de tempo. O modelo do jornal impresso já não é mais sustentável. Cada vez mais a gente vê a receita de publicidade migrando para o on line e saindo do impresso. Talvez acabar seja uma palavra muito forte, talvez o que vá acontecer é que não teremos o jornal como ele é hoje. Do modo que conhecemos o jornal hoje, não tenho dúvidas que um dia não existirá mais.

Quais serão as novas tendências tecnológicas que irão acentuar o término do jornal? Você acha que todos terão acesso ao computador para ter as informações?

A questão que eu acho mais importante é o acesso ao computador e a banda larga móvel 3g além de as novas tecnologias trazerem mobilidade. Isso muita gente já tem acesso. No Brasil mais de cem milhões de pessoas tem celular com conexão de dados e isso tende a aumentar e a ficar mais potente, e é isso que vai determinar as pessoas mais conectadas 24h onde quer que seja. Vai ser a grande ruptura. Eu apontaria como uma tendência tecnológica a mobilidade, a banda larga móvel.

Tendo em vista que a procura por impresso está diminuindo cada dia mais, você acha que a mobilidade é a questão mais atraente para o maior alcance de pessoas utilizando a internet?

Na verdade tem muita coisa atraente, o importante para o jornalismo é entender que muda o meio, não muda a qualidade da informação, o processo de produção muda muito pouco. Para o jornalista continua valendo as mesmas premissas de antes, que é ter credibilidade e fazer matérias bem feitas. Isso que é o grande atrativo e diferencial da internet. O que muda é a forma de como as pessoas interagem com essas informações, o leitor não é apenas um leitor, ele interfere nessas informações, há uma interatividade. Para se produzir uma matéria para o jornal impresso ou para o on line ou até para qualquer outro veículo que você tenha que escrever, o processo é o mesmo. A questão é saber entender essas novas ferramentas da tecnologia que estão à disposição.

As informações da internet dão conta de tudo o que tem no impresso?

Sim. Com as ferramentas a internet se torna muito mais rica, se tem mais liberdade para fazer uma série de coisas.

Tem se discutido que só ter as informações de internet é um risco, uma vez que há muita informação incorreta. O que você pensa sobre isso ?

A maioria das informações da internet são erradas, isso é fato, não são só informações de qualidade. Entra a questão que eu já havia citado do jornalismo, que é o jornalista entregar as informações de qualidade. O risco, tendo o jornal impresso ou não, é o mesmo, a presença do jornal não vai tirar nenhuma informação errada ou certa da internet. O importante é colocar que o jornal impresso acabar é um processo natural, de evolução na tecnologia, mudança da sociedade e da forma com que as pessoas se comunicam, interagem e vêem o jornalismo. Temos que aprender a conviver com isso e aceitar além de tirar proveitos das novas ferramentas que a tecnologia nos oferece.

Em quanto tempo o jornal vai ser totalmente abolido?

Já diminuiu de forma drástica. Difícil estipular uma data, eu acho que vai ser um processo que tende a se acelerar a partir de agora, na medida em que a tecnologia vai evoluindo. Hoje nós já temos o 3G. A forma geral dos computadores e da televisão já vem ganhando muito espaço na sociedade. Não há como falar uma data, eu acho que vai ser cada vez mais rápido.

Você lê ou assina o jornal impresso?


Eu leio o jornal impresso, mas na internet. (risos)
Tenho praticamente todos os jornais na versão online, tanto os que são por assinatura quanto os que não são. Ocasionalmente eu compro um jornal. Posso dizer que eu aboli o jornal do meu dia a dia, o papel, não a leitura.

A falência do primeiro jornal

Este vídeo aborda a questão do jornal estadunidense, Rock Mountain News, um veículo de grande expressão nos EUA, ter fechado as portas devido à grande concorrência exercida pela internet.


Necessidade da Informação



Com o passar dos anos, o homem sentiu a necessidade de estar informado a todo tempo, usufruindo de todos os meios possíveis. Celular, televisão, rádio, computador, tudo está sendo transformado para melhor informá-lo.
Porém, vemos uma decadência do jornal impresso. Há o exemplo do maior jornal de São Paulo, a Folha de São Paulo, que em 1998 tinha 513 mil tiragens diárias, e hoje ronda os 299 mil exemplares por dia. Mesmo porque, o brasileiro nunca teve o hábito de ler jornal, remetendo-se aos dias de hoje, apenas 4,5% dos brasileiros lêem jornal.
Grande parte da população brasileira não tem acesso à internet, segundo o site “Administrador”, apenas 14,5% da população tem acesso a esse veículo.
Neste vídeo, podemos ver os diferentes meios que o homem usa para informar e ser informado.


Fonte: Jornal Da Record (Dados sobre a Folha de São Paulo)
Associação Mundial de Jornais – WAN
www.wan-press.org/ (Dados sobre quantos brasileiros lêem jornal)

As diferenças entre dois veículos: jornal x internet


Ex-jogador preso planejava fugir com o filho antes de matar a ex.

O ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista, de 29 anos, foi preso na manhã de ontem, na chácara de sua família, na área rural entre as cidades de Nova Viçosa , Mucuri e Nanuque, na fronteira entre os estados da Bahia e Minas Gerais. O filho Gabriel, de 1 ano e 8 meses, estava com a mãe do ex-jogador, Dermivalda Ferraz da Silva, em uma casa próxima. Janken confessou ter assassinado a ex-mulher Ana Cláudia Melo da Silva, de 18 anos, no domingo à noite, na capital.

O assassino disse que discutiu com Ana Cláudia por ciúmes. O delegado Marcos Carneiro do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelo caso em São Paulo, trabalha com a hipótese de que Janken já planejava raptar o fillho Gabriel e fugir com ele no dia do crime. Ana Cláudia teria tentado impedir a fuga e, por isso, foi assassinada durante a discussão. A polícia encontrou uma mala com roupas de Janken na casa de um primo na capital.

No jornal impresso, a notícia vem mais explicada, pois o tamanho dela geralmente é maior e contém imagens, recurso que na internet nem sempre se pode ter, já que neste veículo tudo corre mais rápido, são notícias sendo postas minuto a minuto. Já no impresso não, pois ele é feito sobre os fatos que ocorreram no dia anterior, por isso a notícia do impresso é mais elaborada, com mais detalhes.
No caso da notícia em questão, no jornal impresso, a de meia página dá detalhes que a da internet não dá. A reportagem do jornal, por exemplo, se fala até que o acusado usava o nome do irmão na época em que jogava futebol (o acusado mudou a idade para parecer mais novo). Detalhes esses que não aparecem nas notícias da internet, mas que estão no jornal impresso.
Tanto um texto para jornal impresso como para a internet tem como principal função informar as pessoas sobre o assunto, mas com o advento das novas tecnologias, o impresso tem perdido espaço no público para a internet. Hoje em dia na internet, se acha na íntegra a mesma reportagem que se acha na banca, só que sem a vantagem de ter um jornal em suas mãos, pois mesmo com a TV, com o rádio, com a internet, nada como o contato com o papel.
Sim, o jornal impresso um dia poderá acabar só que quando isso acontecer, é fato que pessoas lerão menos, se informarão menos e o jornalismo perderá além de um excelente meio de comunicação, o charme que lhe é peculiar.