domingo, 29 de março de 2009

As diferenças entre dois veículos: jornal x internet


Ex-jogador preso planejava fugir com o filho antes de matar a ex.

O ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista, de 29 anos, foi preso na manhã de ontem, na chácara de sua família, na área rural entre as cidades de Nova Viçosa , Mucuri e Nanuque, na fronteira entre os estados da Bahia e Minas Gerais. O filho Gabriel, de 1 ano e 8 meses, estava com a mãe do ex-jogador, Dermivalda Ferraz da Silva, em uma casa próxima. Janken confessou ter assassinado a ex-mulher Ana Cláudia Melo da Silva, de 18 anos, no domingo à noite, na capital.

O assassino disse que discutiu com Ana Cláudia por ciúmes. O delegado Marcos Carneiro do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelo caso em São Paulo, trabalha com a hipótese de que Janken já planejava raptar o fillho Gabriel e fugir com ele no dia do crime. Ana Cláudia teria tentado impedir a fuga e, por isso, foi assassinada durante a discussão. A polícia encontrou uma mala com roupas de Janken na casa de um primo na capital.

No jornal impresso, a notícia vem mais explicada, pois o tamanho dela geralmente é maior e contém imagens, recurso que na internet nem sempre se pode ter, já que neste veículo tudo corre mais rápido, são notícias sendo postas minuto a minuto. Já no impresso não, pois ele é feito sobre os fatos que ocorreram no dia anterior, por isso a notícia do impresso é mais elaborada, com mais detalhes.
No caso da notícia em questão, no jornal impresso, a de meia página dá detalhes que a da internet não dá. A reportagem do jornal, por exemplo, se fala até que o acusado usava o nome do irmão na época em que jogava futebol (o acusado mudou a idade para parecer mais novo). Detalhes esses que não aparecem nas notícias da internet, mas que estão no jornal impresso.
Tanto um texto para jornal impresso como para a internet tem como principal função informar as pessoas sobre o assunto, mas com o advento das novas tecnologias, o impresso tem perdido espaço no público para a internet. Hoje em dia na internet, se acha na íntegra a mesma reportagem que se acha na banca, só que sem a vantagem de ter um jornal em suas mãos, pois mesmo com a TV, com o rádio, com a internet, nada como o contato com o papel.
Sim, o jornal impresso um dia poderá acabar só que quando isso acontecer, é fato que pessoas lerão menos, se informarão menos e o jornalismo perderá além de um excelente meio de comunicação, o charme que lhe é peculiar.

Um comentário: