domingo, 7 de junho de 2009

O jornalista e seu papel nos meios de comunicação


Os jornalistas hoje têm o papel de mediador, ou seja, o jornalista tem que ser mais do que um contador de fatos. O papel do jornalista como intérprete dos acontecimentos será expandido e em parte modificado. Muito disso se deve à internet. Jornalismo já foi uma profissão muito mais valorizada. Principalmente porque, junto das vantagens, a internet traz também alguns problemas. Qualquer indivíduo, em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, pode criar uma página na internet falando sobre algum assunto e trazendo notícias. Sendo que, na teoria, esse é o papel para alguém com uma formação especial, um jornalista.

Além disso, os jornalistas ainda sofrem com a disputa e ocupação de cargos da nossa profissão, como fotógrafo, comentarista, locutor, cinegrafista, entre outros, por quem não é graduado em Jornalismo e às vezes sequer tem um curso superior na área. Nada mais justo do que o projeto de lei 708/2003 já aprovado e que amplia de 11 para 23 as funções dos profissionais de imprensa, e que exige diploma para exercer todos os cargos jornalísticos. E que trará de volta mais valor a nossa profissão.

Um comentário:

  1. legal eu também sou estudante do primeiro semestre de jornalismo na FACITEC DF, um grande abraço!http://reginaldo-blogdoreginaldosilva.blogspot.com/

    ResponderExcluir