terça-feira, 28 de abril de 2009

Contando História

Ao perguntar a uma pessoa as origens do jornalismo, ela provavelmente citara Johannes Gutenberg, o inventor alemão que revolucionou a técnica de reprodução de textos aperfeiçoando a tecnologia de impressão e tipografia.

A partir de tipos móveis (prensa móvel), que é uma evolução dos blocos de impressão, Gutenberg ficou famoso e facilitou a difusão do jornalismo pelo resto do mundo.

Portanto Johannes Gutemberg, em 1440, com a criação dos tipos móveis, criou o jornalismo. Não é bem assim. Como já explicado ele facilitou a difusão, não criou ou inventou o jornalismo.

Não há uma data ou um ano correto para o início do que chamamos de jornalismo. Muito tempo antes da invenção de Gutenberg já havia indícios da escrita. Mas muito tempo antes mesmo. As primeiras reproduções de escrita são do século XVII a. C. e foram feitos por sumérios e mesopotâmios.

O primeiro jornal regular era a Acta Diurna do Império Romano. Criada por Julio Cesar em 59 a. C. tinha como função trazer notícias militares, obituários, crônicas esportivas, entre outros assuntos.

O primeiro jornal em papel tem suas origens no oriente, mais precisamente em Pequim, na China. Era publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C e em 1041, também na China foi criado o tipo móvel. Quatrocentos anos depois, aproximadamente, um homem chamado Johannes Guttenberg, cujo pai e tio trabalhavam na Casa da Moeda do arcepispo de Móguncia e foi ali que provavelmente ele aprendeu a arte de precisão em trabalhos de metal e, em 1428, foi para Estrasburgo onde fez os primeiros experimentos com a imprensa, e onde deu a conhecer sua idéia que alguns anos depois iria revolucionar o mundo.

A tecnologia recém criada por Guttenberg consistia em caracteres avulsos gravados em blocos de madeiras ou chumbo que eram arrumados numa tábua para formar palavras e textos.

Essa arte propagou-se com tamanha rapidez pela Europa que entre 1452 e 1470, a imprensa conquistou nove cidades germânicas e várias localidades italianas, bem como Paris e Sevilha. Dez anos depois registrava a existência de oficinas de impressão em 108 cidades.

Na época que antecede a Revolução Industrial, já existia a imprensa periódica na Antuérpia e na Alemanha. Em 1621, surgiu o primeiro jornal particular de língua inglesa e no ano seguinte surgiu uma parceria entre oficinas de impressão holandesas, germânicas e inglesas, determinando uma troca de noticias entre elas. No mesmo ano foi fundado, em Londres, o Weekly News que, a partir de 1638, seria o primeiro jornal a publicar noticiário internacional.
E em 1641 foi fundado em Portugal o primeiro jornal em língua portuguesa, era a Gazeta de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário