terça-feira, 28 de abril de 2009

A mídia influencia na vida das pessoas?

A interferência da mídia na população brasileira é clara, não só por parte da população, mas também pela própria mídia, que muda as programações a qualquer custo e produz programas sensacionalistas apenas com o intuito de ganhar audiência. Cada vez é mais evidente o quanto a mídia influencia as pessoas no modo de agir, de pensar e até no modo de se vestir.

Pelo motivo do jornalista ser formador de opinião, um único fato pode ter várias interpretações de acordo com os pontos de vista apresentados, mantendo se fiel na busca pela verdade. Como sabemos as pessoas não tem acesso a todas as mídias e nem a todos os canais dentro delas, mas quase sempre confiam em uma mídia e em um canal , assim como era antigamente com o repórter ESSO , onde pessoas só acreditavam em notícias dadas por ele.

A população é facilmente influenciada pela mídia principalmente quando esta relacionada a novelas e seriados que na maioria das vezes abrange um público numeroso. Tudo que é explorado de forma positiva pelas novelas tem como conseqüência um ciclo vicioso, onde as pessoas ao verem seus ídolos com belas roupas, carros importados e estilos arrojados tentam imitar aqueles que admiram.

Além de novelas, a mídia também muitas vezes passa uma imagem irreal dos países, cidades, empresas, onde demonstra apenas o que é de seu interesse. Por exemplo, quando falamos da África , todos pensam em animais na rua, pobreza, fome e etc. e se esquecem das belezas naturais que torna uns dos lugares mais interessantes para se conhecer.

O mesmo não acontece em lugares com a Europa e os EUA que com um histórico positivista passam sempre uma imagem de maravilhas dispensando os problemas que atingem a região.

Um comentário: