terça-feira, 28 de abril de 2009

A História do Presente

Democracia, capitalismo, tecnologia e globalização são as palavras-chaves para a transformação do jornalismo antigo para o que é hoje. São temas discutidos diversas vezes e vistos de diversas maneiras, mas independente de opiniões, é inegável que todos esses fatores ajudam no crescimento do jornalismo. Cada um da sua maneira.

A Democracia dá a liberdade de expressão, que é imprescindível para realizar um jornalismo sério. Em 1808, quando a corte portuguesa chegou ao Brasil, apenas o governo e o clero tinham voz, através da Imprensa Régia. Veículos de comunicação liberais, como o Correio Braziliense, eram produzidos fora do país e circulavam de maneira ilegal.

Com o capitalismo há o que chamamos de relação mutua. Um precisa do outro e vise-versa. Com o crescimento do capitalismo, o jornalismo também ganhou forças e a necessidade e qualidade de informações cresceu.

Dinamismo é o grande segredo do uso da tecnologia no jornalismo. Agilidade e uma diversidade maior são os benefícios que a tecnologia proporciona ao jornalismo.

E quem fica sabendo das informações passadas? O mundo todo. Essa é a globalização. Em questão de minutos um tsunami ocorrido na Ásia é transmitido para a América.

Graças a isso, hoje, o jornalismo é extremamente difundido. Passada de diversas formas e em diversas mídias, a notícia está chegando facilmente ao público. Rádio, internet, televisão, jornal, revistas e celulares nos informam 24 horas por dia. Podemos dizer que antigamente, as pessoas iam atrás da notícia, e agora, é a notícia que vai atrás de nós.

Das mídias citadas, as mais tecnológicas tem mais espaço. Televisão e internet, juntas, têm mais público que todas as outras mídias juntas. Mas, por serem as mídias mais novas, não tem por algumas vezes a credibilidade que os jornais e o rádio têm.

O que pode ser perguntado é: A sociedade mudou por causa do jornalismo ou o jornalismo mudou por causa da sociedade? Acho que é algo como a relação de capitalismo e jornalismo. Uma relação mútua. A sociedade precisa ser informada para ter condições para viver e essa é a função do jornalismo. Cada vez mais adaptado à necessidade das pessoas, o jornalismo muda rapidamente para atender mais pessoas e com uma qualidade e facilidade cada vez maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário