O jornalismo de idéia surge ao lado da revolução francesa, com os ideais iluministas, os jornalistas se permitem opinar e colocar de uma forma objetiva em seus pontos de vista diante dos fatos.
Criando um jornalismo mais dinâmico, que interessaria mais o público, o jornalismo de idéias deixou muitos jornalistas receosos, mas viram que seria impossível impedir a evolução da imprensa, uma transformação que ficaria cada vez mais evidente é que o jornalismo começa a se expandir,cada vez mais existiam mais pessoas alfabetizadas portanto mais leitores.
Nesse momento, o jornalismo se torna uma ferramenta importante para expor as opiniões diante dos fatos que aconteciam, assim seria possível ter uma visão mais critica desde o estado até da própria sociedade.
Com o tempo, o jornalismo deixa de ser apenas uma ferramenta de utilidade pública ou exposição de um ponto de vista e também começa a ser considerado uma empresa (visando o lucro) perdendo um pouco seu espaço para a publicidade.
Não satisfeito apenas em perder um pouco o espaço para a publicidade, os jornais tornam-se cada vez mais refém dos interesses de certas pessoas, assim ignorando o princípio do jornalismo que é servir o público.
Acompanhando as transformações do mundo, o jornalismo também muda, são criados novos tipos de jornalismo, como por exemplo, o jornalismo humorístico e o jornalismo sensacionalista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário